A fitoterapia é recurso terapêutico baseada no uso de plantas medicinais para prevenir, tratar ou aliviar doenças. A fitoterapia é considerada uma forma de medicina complementar e alternativa e é usada em todo o mundo há milhares de anos.
As plantas medicinais contêm uma variedade de compostos químicos, como flavonoides, terpenos e alcaloides, com propriedades terapêuticas. Esses compostos podem ser extraídos das plantas e usados em diferentes formas, como chás, tinturas, cápsulas ou pomadas.
A fitoterapia pode ser usada para tratar uma ampla gama de condições de saúde, incluindo ansiedade, depressão, insónia, constipações, doenças cardiovasculares, problemas digestivos, artrite, dores musculares, infeções urinárias, entre outros. Pode ser também usada para melhorar a saúde e o bem-estar geral.
É importante lembrar que a fitoterapia pode ter efeitos secundários e interagir com outros medicamentos, portanto, é importante falar com um profissional de saúde credenciado antes de começar a usar plantas medicinais para tratar uma condição de saúde. Um profissional de saúde qualificado pode ajudar a determinar a segurança e a eficácia da fitoterapia para uma determinada condição de saúde e prescrever um tratamento adequado.